11 de outubro de 2011

A escolha da profissão

Faz tempo que quero expressar o que sinto sobre a profissão que escolhi, mas que ainda não trabalhei! 
No final do terceiro ano, a maioria deve escolher o que quer fazer da vida, como vive-la e como pagar as contas mais tarde,  mas hoje penso que não estava preparada para tomar uma decisão de tamanha responsabilidade. Não digo que não amei o que fiz, me realizei mesmo dentro do curso, mas sempre tive aquela visão, de, e se eu tivesse feito aquele outro curso curso, ou seguido por tal caminho, se eu tivesse ouvido um pouco mais meu pai. 
Não, eu não estou dizendo pra largar tudo no primeiro semestre de faculdade se você pensou uma vez que tu não gosta disso, tanto que algumas amigas, diga-se uma em especial, teve muitos problemas em aceitar o curso no inicio, mas sempre disse a ela, que temos que dar uma chance para ver se as coisas não dão certo mais tarde. Em relação a graduação, penso, que temos que cursar pelo menos três semestres, pois só depois disso, no geral, vem as matérias especificas e você descobre o se realmente aquilo te basta. No caso dessa minha amiga, a gente aguentou, sofreu, chorou e foi muito feliz, e no fim das contas, ela se tornou uma ótima escritora na área!
A foto tá ruim, eu sei, mas é só pra ilustrar!
Tá mas e eu! Bem, eu na verdade, não lembro de ter reclamado do curso, eu simplesmente fiz o que tinha que fazer, no fim, achei que tinha me encontrado, mas hoje, quase um ano depois de formada, acho que me perdi de novo, não encontro mais, uma forma, de fazer o que fazia com paixão. E é aí, que tudo se perde, pois se fosse não faz as coisas com vontade e amor, em tudo na sua vida, você não consegue sair do circulo vicioso de um trabalho que não te faz feliz.
A poucos dias, descobri, que finalmente, a residência que eu queria abriu seu edital para a prova de seleção, e era uma coisa que eu queria tanto, mas tanto, que chagava a doer, mas hoje, eu tenho tantas prioridades na frente daquela, não me orgulho disso, pelo contrário, mas eu quero encontrar essa vontade se exercer minha profissão, naquela menina boba, neurótica, faladeira, gritona e rabugenta que eu era, mas que conseguia se ver como uma ótima profissional, e talvez fazendo, concomitantemente, outro curso relacionado as minhas outras paixões.
Mas gente, não fiquem achando que acontece sempre assim, tenho certeza de que ainda sou nova, e tenho tempo para buscar outras coisas, mas não vou desistir daquilo que sonhei, pois estaria me contrariando, depois de tudo que disse para amigas, eu acho. Mas você, que briga com seus pais, quando eles pedem o que você quer ser quando crescer, reconsidere pensar sobre o assunto, pois o tempo passa rápido, e nem metade das pessoas do mundo descobrem a felicidade quando se trata do que te sustenta, mas eu sei, que eu vou achar. E se eu tiver que pensar mais dez vezes sobre o assunto eu vou pensar, até eu achar que estou bem resolvida para poder mudar.

3 comentários:

Maiara Magri disse...

em um momento do curso tinha certeza de que não era aquilo que eu queria, mas hj não me arrependo mais, gosto da minha profissão e acho que vou gostar ainda mais quando exerce-la, mas acho que escolher o que vamos fazer para o resto da vida com 17 anos (que foi o meu caso) é muita responsabilidade, penso que se eu tivesse pensado um pouco mais seria melhor. Mas nunca é tarde pra fazer outra coisa.

Jessica disse...

é Maiara, realmente é isso que eu penso, infelizmente, estou em dúvida, estou me esforçando pra passar na Residência que eu quero, se não passar paciência, nunca vou exercer a profissão se realmente não amar! Obrigada pro comentar!

Josué disse...

Poxa Jessica, tenha um pouco de calma, tu vai se achar, vi hoje teu blog e to lendo tudo, achei sensacional o esmalte holográfico (modo gay) :p, mas voltando ao assunto, não fica assim, você parecia tão feliz com aquelas crianças no HUSM, não por elas que tavam doente, mas porque tava cuidado delas, desejo que logo se ache, você tem muito potencial. Se soubesse quantas vezes já pensei em largar tudo, não é fácil mas tu é bem nova...

Boa Sorte

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, mera formalidade...